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    [Sistema] Modificadores & Rolagens

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    Mensagem por Admin Qui Out 10, 2024 3:27 pm

    Modificadores & Rolagens


    O Number One utiliza o sistema de dados como base para seus sistemas, mantendo o dinamismo do universo e do acaso, afinal nem mesmo na fantasia a absoluta perfeição é possível, os personagens estão sujeitos a falhar mesmo que seja muito bom no que fazem. Entretanto, nem tudo é baseado em sorte, os modificadores servem para diminuir a aleatoriedade e aumentar ou diminuir as chances dos personagens realizarem determinada ação.

    RolagensO dado que utilizamos no RPG é o D20, que é um dado de vinte lados que vai do um até o vinte onde quanto maior o resultado, melhor o personagem realizou a ação dele. Quando um personagem vai realizar alguma ação ele normalmente rolará um dado contra uma dificuldade estabelecida (normalmente em missões/eventos) ou contra um dado de outro jogador (ou narrador).

    As rolagens ocorrem por padrão em: XXX e cada tópico que necessite de uma rolagem deve possuir um tópico correspondente na área com o mesmo título, mas com a adição da tag [Rolagens] na frente.

    Caso não saiba como realizar uma rolagem, deixaremos um tutorial no spoiler abaixo e um pequeno tópico para que realize um teste/tutorial.

    Modificadores
    Os modificadores determinam quão bem um personagem pode realizar determinada tarefa, entrando como uma bonificação nas rolagens do personagem. No RPG usamos como base o D20 e você pode conferir melhor no [Sistema] Rolagens. Existem diferentes tipos de modificadores, os base, bônus, condicionais, negativos e expecionais. Primeiro vamos entender os modificadores bases, que são os modificadores derivados dos atributos e entram em todas as rolagens, confira abaixo a lista:

    Rolagens Possíveis:

    Ainda é possível que rolagens não listadas sejam estabelecidas/solicitadas pelos narradores ou em habilidades específicas.
    Modificadores Bônus
    Algumas habilidades, técnicas e transformações concedem modificadores bônus. Eles são somados a contagem dos modificadores base, potencializando sua rolagem.

    Modificadores Condicionais
    Determinadas situações deixam um personagem com vantagem comparado ao seu oponente, concendendo alguns modificadores condicionais durante aquela ação.

    Modificadores Condicionais:

    Modificadores Negativos
    Algumas situações podem causar modificadores negativos, subtraindo do modificador base e enfraquecendo a rolagem. Um modificador negativo ocorre por conta de alguma desvantagem que o personagem esteja sofrendo, como a perda de um membro, de um olho ou até alguma condição negativa que lhe foi imposta. Entretanto, um modificador negativo só é acionado caso esteja no contexto da ação, por exemplo: um personagem sem braço não sofreria do modificador negativo caso ele esteja utilizando sua boca para um ataque/defesa.

    Modificadores Negativos:

    Modificadores ExcepcionaisAlgumas ações são excepcionais, onde são incomum para as leis do universo, por conta disso elas possuem um nível de dificuldade muito superior comparadas as ações comuns.

    Modificadores Excepcionais:

    Limites de Modificadores
    Como uma forma de criar um ambiente minimamente controlado, mas ainda dinâmico e explorável, há um determinado limite na quantidade de modificadores que é possível acumular por cada categoria.

    Modificadores Bases: Ilimitado, Extra.
    Modificadores Bônus: Até o máximo de 05 modificadores bônus.
    Modificadores Condicionais: Até o máximo de 05 modificadores condicionais.
    Modificadores Negativos: Até o máximo de 10 modificadores negativos.
    Modificadores Excepcionais: Ilimitado, Extra.

    — A soma de todos os modificadores de qualquer categoria não podem ultrapassar o valor dos modificadores base na ação.

    Resultados
    Um bom resultado no dado não é suficiente, o valor final sempre levará em conta uma dificuldade ou resultado de outro jogador/narrador. Digamos que você tire um bom dado, isso significa que o seu personagem conseguiu executar a ação bem, entretanto o valor do outro jogador foi superior, fazendo com que ele tenha executado uma ação ainda melhor para evitar a sua. Assim como é possível que um tenha um resultado ruim, mas o outro consiga um ainda pior. Os dados são interpretados/narrados de acordo com ambos os resultados.

    Discrepância
    As discrepâncias nos dados é o valor de diferença entre um dado e outro. Essa diferença informa o quão bem o personagem executa determinada ação comparado aquele outro personagem, de forma que quanto menor a discrepância, menor serão os efeitos do seu acerto.

    Diferença Inferior a 1: Não há discrepância, o personagem errou.
    Diferença de 1 até 08: Discrepância Leve.
    Diferença de 09 até 17: Discrepância Média.
    Diferença de 18 ou mais: Discrepância Alta.

    A discrepância é utilizada em alguns sistemas diferentes, como esse próprio na aba de “Modificadores Negativos” e também é parte principal do [Sistema] Danos & Condições.

    Crítico e Anti-Crítico
    Ainda é possível que o personagem tire um crítico (o resultado máximo do dado, o 20) ou um anti-crítico (o resultado mínimo do dado, o 01). Nesses casos o personagem executa sua ação de maneira superior ou inferior ao esperado, com perfeição ou desastre total, recebendo uma bonificação ou demérito nesses casos, confira:

    Caso a rolagem seja um 20 natural: Soma-se todos os modificadores (incluindo os mods bases, negativos e excepcionais) e aumenta em 50% o resultado total.

    Caso a rolagem seja um 01 natural: Soma-se todos os modificadores (incluindo os mods bases, negativos e excepcionais) e diminui em 50% o resultado total.

    O crítico e anti-crítico também interferem no dano causado/sofrido, confira em [Sistema] Danos & Condições.

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    Data de inscrição : 05/10/2024

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