Os atributos servem para definir os modificadores e as capacidades dos personagens. Os modificadores servem para melhorar as chances de sucesso de um personagem de realizar determinadas ações e capacidades são valores que que determinam um potencial máximo do personagem. Ambos serão melhor explicados mais abaixo.
Como já foi dito, existem oito atributos e cada um deles tem uma função primária sobre o personagem, isso é, quanto mais pontos um jogador tiver em um atributo, melhor é a aptidão dele em ações que utilizam daquele atributo. Confira no spoiler abaixo a descrição de cada atributo:
- Atributos:
- Agilidade (Agi)
Refere-se a velocidade do corpo do personagem, o quão rápido ele consegue se deslocar ou mover os próprios membros, diretamente interligada ao reflexo natural do personagem.Constituição (Con)
Refere-se a resistência geral do corpo, não apenas no quesito de resistir a dano, mas também sua resistência a doenças, venenos, feridas ou até golpes mortais.Destreza (Des)
Refere-se à capacidade geral do uso dos membros do corpo, como as mãos e os pés, definindo também a capacidade do usuário em manipular armas ou até mesmo utilizar o próprio corpo como uma.Força (For)
Refere-se ao poder físico bruto do personagem, sua capacidade de causar dano usando apenas seus músculos. Também compõe parte da resistência física do personagem.Vontade (FdV)
Refere-se a vontade do personagem, a sua resistência emocional e mental, o quão resiliente consegue se manter mesmo diante das piores tragédias em sua vida. A vontade também está conectada diretamente ao poder espiritual do personagem, aumentando-o conforme sua motivação pessoal.Inteligência (Int)
Refere-se a capacidade intelectual do personagem, quão rápido consegue raciocinar, elaborar um plano ou estratégia, resolver enigmas, identificar e solucionar problemas, além da sua maturidade emocional. Entretanto, a inteligência sozinha não concede nenhum conhecimento mirabolante ou científico profundo, somente o ajuda a interpretá-los.Pressão Espiritual (PE)
Refere-se a capacidade de gerar pressão e força física utilizando do seu reiryoku, o concentrando e o moldando em seus ataques espirituais ou até reforçando seu corpo. Quanto mais forte for a pressão espiritual de um usuário, mais denso e concentrado será sua liberação de reiryoku. O atributo não é relacionado à liberação massiva de reiryoku, mas sim sobre a capacidade de condensamento dele para potencializar sua manipulação.Sensibilidade Espiritual (SE)
Refere-se a capacidade de sentir as partículas espirituais (o reishi) com maior consciência e sensibilidade, conseguindo assim guiar e utilizar o próprio reiryoku com maior controle e precisão. Naturalmente um ser espiritualmente consciente tem um certo nível de sensibilidade espiritual, sentindo outros espíritos ou partículas próximas a si, mas às vezes é necessário uma maior concentração para uma detecção mais precisa. O aumento do atributo melhora a capacidade passiva do personagem sentir as partículas ao seu redor.
Todo personagem inicia com 40 pontos de atributos para distribuir e novos pontos são ganhos toda vez que o personagem sobe de nível ou transcende sua alma, representando parte da sua evolução - confira os detalhes em [Sistema] Progressão de Personagem. Para a distribuição de pontos de atributos existem algumas regras que devem ser consideradas:
— Um atributo só pode alcançar 19 pontos acima do nível atual do personagem, com o limite de 100.
— Um atributo não pode possuir pontos menores que a metade do seu nível.
— Só é permitido no máximo até DOIS atributos com 100 pontos.
— Só é permitido no máximo até TRÊS atributos na casa dos 90 pontos.
— Só é permitido no máximo até TRÊS atributos na casa dos 70 ou menos pontos.
— É permitido que todos os atributos possuam 80 pontos.
- Exemplos de Possíveis Distribuições:
- Personagem Equilibrado:
Todos os atributos com 80.Personagem Focado:
2 com 100.
2 com 90.
1 com 80.
3 com 60.Personagem Especialista:
1 com 100
3 com 90.
1 com 80.
1 com 70.
2 com 60.
Capacidades definem a aptidão máxima de um personagem em determinadas ações ou feitos. Como o ato de se deslocar, um personagem especializado fisicamente conseguirá ir bem mais longe que um personagem especializado espiritualmente. Abaixo estão listadas todas as capacidades de um personagem junto com sua descrição.
- Lista de Capacidades:
- Poder Físico [Força + Pressão Espiritual/2]
É a bonificação de poder em técnicas ou golpes físico do personagem.Poder Espiritual [Pressão Espiritual + Força de Vontade/2]
É a bonificação de poder em técnicas ou golpes espirituais do personagem.Poder Composto [Pressão Espiritual + Força de Vontade + Força/3]
É a bonificação de poder em técnicas ou golpes compostos (físico + espiritual) do personagem.Poder de Precisão [Destreza + Pressão Espiritual/2]
É a bonificação de poder em técnicas ou golpes de precisão do personagem.Resistência Física [Constituição + Força + Pressão Espiritual/4]
É a bonificação de redução de dano passiva do personagem.Deslocamento [Velocidade + Destreza/2]
É a distância máxima em metros que um personagem consegue percorrer em um turno.Alcance [Arremesso Desarmado] [Força + Inteligência/2]
É a distância máxima em metros que o personagem consegue arremessar algo usando apenas sua força.Alcance de Disparo Armamentista [Destreza+Inteligência/4]
É a distância máxima em metros que o personagem consegue disparar algo usando armas de alcance, como arcos, bestas e etc.Alcance de Disparo Espiritual [Destreza+Sensibilidade Espiritual/4]
É a distância máxima em metros que o personagem consegue disparar algo usando seu poder espíritual, como técnicas ou armas quincys.Alcance Espiritual [Sensibilidade Espiritual + Inteligência/2]
É a distância máxima em metros que o personagem consegue utilizar técnicas ou habilidades espírituais que não são disparos, como curas, escudos e etc.Percepção Visual [Inteligênica+Agilidade/4]
Refere-se a capacidade passiva de percepção visual do personagem. Tentativas de ocultações no raio de visão do personagem são detectadas automaticamente se for uma rolagem igual ou inferior.Percepção Sensorial Passiva [Inteligência+Sensibilidade Espiritual/4]
Refere-se ao alcance passivo em metros que o personagem consegue sentir as particulas espirituais em sua volta. Esse alcance auxilia o personagem em sentir a energia espiritual próxima e, caso já conheça a assinatura espiritual, pode até mesmo distinguir o seu portador. Tentativas de ocultações no raio desse alcance são detectadas automaticamente se for uma rolagem igual ou inferior.
— Ler o "Importante" da capacidade "Percepção Sensorial Concentrada".Percepção Sensorial Concentrada [Inteligência+Sensibilidade Espiritual/2]
Refere-se ao alcance em metros que o personagem consegue sentir as particulas espirituais em sua volta quando se concentra (fechando os olhos e focando na energia espiritual). Esse alcance auxilia o personagem em sentir a energia espiritual próxima e, caso já conheça a assinatura espiritual, pode até mesmo distinguir o seu portador. Tentativas de ocultações no raio desse alcance são detectadas automaticamente se for uma rolagem igual ou inferior.- Importante:
- Observação: Na percepção passiva o personagem sente todas as partículas espirituais em sua volta, de forma que ainda é necessário o uso dos outros sentidos para lhe auxiliar na interpretação rápida dessas partículas. Já na percepção concentrada o mesmo acontece, mas por já está se concentrando é mais fácil o personagem focar em um alvo em específico.
Quando um personagem tenta ocultar sua presença ele também oculta os rastros espirituais dele, entretanto ao lançar técnicas, liberações ou habilidades espirituais elas são detectadas normalmente (mas ainda criando efeitos de "surpresa").
Não é possível identificar a quantidade de reyrioku do personagem de forma específica sem a devida característica que permite isso, mas ainda é possível sentir (caso o alvo não esteja propositalmente ocultando) se há uma pequena ou grande diferença comparado a sí próprio.
Esquiva Automática [Agilidade+Destreza/2]
Refere-se a capacidade do personagem de se esquivar sem a necessidade de rolagem contra valores iguais ou inferiores a esse.Bloueio Automático [Constituição+Destreza/2]
Refere-se a capacidade do personagem de bloquear sem a necessidade de rolagem contra valores iguais ou inferiores a esse.
➤➤➤ Os atributos compõem boa parte dos modificadores, então confira nosso [Sistema] Rolagens & Modificadores.